terça-feira, 6 de outubro de 2009

Follow the green

Quando voamos pela primeira vez para determinado local, em especial para outro país, um planejamento mais cuidadoso é necessário. Temos que conhecer o regulamento local, as particularidades do clima e relevo e o procedimento de aproximação para as pistas disponíveis. Mas esta parte até que é fácil, a parte que pode ser bem complicada é o caminho a seguir após o pouso até o local de estacionamento e vice-versa, do local de estacionamento até a cabeceira da pista. Aeroportos com múltiplas pistas e vários terminais tornam o caminho em solo mais complicado. Para se ter uma idéia, Paris tem 4 pistas e 4 terminais, Londres 2 pistas e 5 terminais e Amsterdam tem 6 pistas, sendo que cada uma pode ser usada em ambos os sentidos! O aeroporto de Schiphol, em Amsterdam, é tão grande, e a preocupação com o meio-ambiente em relação ao nível de ruído é tão séria, que para não exceder a quantidade de ruído anual em determinada área, uma nova pista foi construída. Fica em outra cidade (é bem verdade que lá as cidades são pequenas) e leva cerca de 20 minutos para se chegar ao terminal. Mas é em Londres/Heathrow onde há o sistema mais simples de taxiar pelos pátios e não se perder. As “taxyways” possuem um sistema de iluminação no centro delas aonde uma faixa de luzes verdes vão acendendo na medida em que o avião se aproxima. Então após o pouso o controle de tráfego informa à aeronave o número do “gate” e a instrução: Follow the green! Para as saídas é a mesma coisa, após a partida dos motores, quando pronto para taxiar e seguir para a decolagem, o controle confirma a pista em uso e Follow the green! Assim fica fácil, não tem erro.

  • Imagem com o esquema das pistas em Schiphol-Amsterdam.

3 comentários:

  1. NÃO ENTENDI. QUER DIZER QUE EXISTE AEROPORTO ONDE O AVIÃO DESCE E FICA ANDANDO POR 20 MINUTOS ATÉ PARAR? cOISA DE LOUCO.

    ResponderExcluir
  2. É isso aí, e imagine quando há excesso de aviões no pátio ou coisa parecida. Em Nova Iorque não era raro demorar uma hora para, após a partida dos motores, conseguir chegar na cabeceira da pista e decolar! Mas isto em função de congestionamento nos pátios, e não pela distãncia.

    ResponderExcluir
  3. Follow the green é o que os cops americanos fazem para procurar seus criminosos de colarinhos brancos. Essa sua é nova.

    ResponderExcluir