domingo, 4 de outubro de 2009

Olhando para o céu

Durante os vôos, além de curtir a paisagem lá em baixo, também temos um belo visual das nuvens. Podem parecer pequenos flocos, podem ser grandes e branquinhas como algodão, ou enormes e cinzas com relâmpagos a todo instante, ou com reflexos avermelhados do pôr do sol. Outro visual maravilhoso é do céu estrelado. Há uns anos atrás ganhei um livro que era um guia para reconhecer as estrelas e constelações. Nos vôos da madrugada, ficava olhando para o céu admirando e procurando as constelações com a ajuda do meu guia. Estava uma fera no assunto, localizava as 12 constelações do Zodíaco, bem como outras constelações, nomes, distância, e magnitude das principais estrelas. Estrelas cadentes são fáceis de ver, especialmente nas noites sem Lua, pois basta ficar um tempo olhando para fora que elas aparecem. Também avistamos muitos aviões que passam pela mesma rota ou rotas adjacentes. Muitas vezes os aviões deixam um rastro, que é a chamada trilha de condensação, quando o calor do ar que sai das turbinas do avião com cerca de 300º C, ao chocar-se com as gotículas de água super resfriada (-50ºC) que estão na atmosfera, faz com que ocorra a condensação da água, que passa do estado líquido para o estado gasoso, assim se transformando em nuvens. Alguns pilotos dizem já ter avistado OVNIS ou luzes estranhas. Eu nunca vi nada que pudesse ser creditado a discos voadores, e prefiro nem ver, pois a possibilidade de avistar algo do gênero, e neste instante, perceber oscilações nas indicações dos motores do avião ou outras indicações erradas no painel de instrumentos, me dá um arrepio na pele! Porém ontem eu acho que vi um satélite artificial vagando pelo espaço. Eram 6 e meia da tarde, quando avistei uma luz indo no sentido Leste, já próximo ao litoral da Bahia. Não podia ser um avião, pois iria para onde? Naquela área não há “aerovias” seguindo pelo o oceano em direção ao Leste, além disso, as luzes dos aviões são um par verde e vermelho na ponta das asas, e outra branca estroboscópica. No caso, era uma luz forte e constante (diferente da luz das estrelas, que pisca) que passou muito mais alta que nosso nível de vôo indo para o mar, e de repente não mais a vi. Acho que era um satélite ainda refletindo a luz do sol que havia se posto no Oeste. OVNI? Quem sabe um dia.

5 comentários:

  1. As fotos das nuvens são muito bonitas e interessantes mas o que mais me impressionou foi você ter visto um ovni e dizer que não viu. Qualquer pessoa faria o maior auê com o fato e iria até para a primeira pagina do jornal.

    ResponderExcluir
  2. É mas não foi um OVNI não! Quanto a ir aos jornais, seria "procurar sarna para se coçar".

    ResponderExcluir
  3. Carvalho, dependendo da hora que ocorreu, poderás afirmar com mais certeza se era um satelite. Muita gente confunde OVINI com satelites artificiais.

    ResponderExcluir
  4. Eu também já vi algo parecido, parece uma estrela só que se movendo, claro, movimento retilinio e uniforme, e ao pesquisar na internet imediatamente depois descobri que a estação espacial passara por ali minutos atrás, a partir deste dia, sempre consulto o site da NASA que informa em tempo real a localização da estação espacial, e ainda, você pode pesquisar a cidade e o site informa qual o dia e horário que a estação espacial estará sobrevoando a região.

    Marcus Fabricio.
    Brasília-DF

    ResponderExcluir
  5. Aquela foi a famosa ISS !eu já a vi uma vez, do jeito que o Marcus descreveu. o melhor horário é realmente as 18 horas(pelo menos daqui do chão ,haha) por que o Sol refrete na Estação, e fica fácil de ver.

    ResponderExcluir