quarta-feira, 18 de novembro de 2009

O lado ruim da coisa, ou a pior parte da profissão

A cada seis meses eu fico na dúvida se escolhi a profissão certa. É quando chega o dia de revalidar o certificado de capacidade física, ou seja, o exame médico, expedido pelo Hospital da Aeronáutica. Até os 40 anos de idade este certificado vale por um ano para o caso de pilotos comerciais, e a partir dos 40, a validade é de somente seis meses, quando então dependemos de estar com a saúde em dia para continuar voando. Lá no Hospital da Aeronáutica, localizado no Campo de Marte, pilotos e comissários de bordo disputam com os militares um banco para sentar enquanto aguardam a chamada para os exames. Concordo que realizar exames médicos regulares é fundamental na minha profissão, mas não da maneira que ele é realizado e a cada seis meses! Chega-se no hospital por volta de 7 horas da manhã, para com sorte sair de lá as 13:30 hs de posse do exame médico revalidado a um custo de R$ 188,50, que a maioria das empresas aéreas e patrões não reembolsam. As consultas podem não durar mais de 1 minuto, porém pode se aguardar até 45 minutos para ser atendido! Chapa do pulmão, exame de sangue e urina, audiometria, oftalmologista, dentista, pressão e outros exames básicos. Após 35 anos de idade é exigido dos pilotos um exame ergométrico a cada dois anos, para comissários exame de fezes e exame Papanicolau para as mulheres. Dizem que no Rio de Janeiro este exame é mais rápido, tranqüilo e até menos rigoroso. Tenho freqüentado os corredores deste Hospital desde 1982, e percebo que a maioria absoluta dos examinados não acredita que estão realizando um exame de qualidade por um preço justo. Mas no final, quando recebo meu certificado revalidado por mais um tempo, fico aliviado, pois ruim a saúde não deve estar, e posso continuar trabalhando. Além disso, apesar da manhã perdida, encontrei amigos, colegas que eu não via há tempos, conheci novas pessoas, bati papo e dei risada durante as esperas. Em seis meses estarei de volta.

11 comentários:

  1. Comandante não briga comigo mais eu daria tudo para ficar um dia todo esperando nesta fila, imagina quanto comandante para ficar fazendo perguntas ( coisa de maluco por aviação) quanta historia de comandante rola nestes bancos, quantos amigos que o sr formou nesta tragetória e viu alguns deles neste bancos ehheh, agora vamos voltar para a realidade eu nem imaginava que tem que fazer este exame, o sr conheceu algum amigo que já chegou a ser reprovado, eu imagino a frustração de receber um exame destes e ser reprovado, comandante eu queria aproveitar o gancho e perguntar, o sr se imagina aposentado e longe da sua segunda casa (o seu cock-pit), deixei um video muito bacana e emocionante do ultimo voo do comandante castro da tam (A330), o mesmo estava se aposentando e fizeram uma homenagem em guarulhos para ele, aproveite e veja o flagrande que o pessoal da varig pousando em congonhas viram uma aeronave cair depois que arremeteu na 17L de congonhas (para acessar os videos de um duplo click sobre a minha foto como o sr. acima di blog)

    Um abraço comandante.

    Ederson

    ResponderExcluir
  2. Eu tirei o meu no HFAB em Brasília, mas não é nada diferente. E foram duas manhãs pra concluir todos os exames.

    ResponderExcluir
  3. Na United eu tenho qualificação pra taxi de 777/67 e aí tb tenho que fazer revalidação médica, mas pelo menos ainda é anualmente pra nós mecânicos. Só que já passei dos 40, aí tem que fazer eletrocardiograma todo ano...

    ResponderExcluir
  4. Beto - agradeço o seu comentário feito sobre o meu BLOG. No ano de 1948, enfrentei lá no Rio de Janeiro esse tal exame, no meu caso era para conseguir a Licena de Piloto Comercial. Eu era um simples Instrutor no Aeroclube de Joinville/SC. Tive de mudar de profissão depois de cinco ano de atividade. Ainda hoje sinto os efeitos daquela decisão médica. Mas voltando ao exame lá no Rio de Janeiro: eram vários jovens candidatos numa sala, todos pelados e sendo obeservados por médicos, enfermeiros(as) que circulavam na sala onde estávamos, até nos chamarem. Também cheguei as 07,30 da manhã e só foi concluido as 11,30. Uma espera desgastante mas valia a pena para quem queria seguir a profissão que tambem não é mole. Espero que o amigo nunca chegue ao resultado que cheguei. Pery Lamartine

    ResponderExcluir
  5. Mas tudo isso tenho certeza que valem a pena...
    Comando, será que 3,00º de miopia e astigmatismo são passíveis de reprovação??
    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Estou numa semana cheia de voos, na terça ou quarta feira eu vou postar mais uma estória e responder aos comentários. Abç Roberto PS. Não tenho Lap Top!!!

    ResponderExcluir
  7. E para onde o sr anda fazendo as pernas comandante, dale hora extra ehhehe ai sai o lep top... heehe abraços

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo Blog!!
    O Sr. está onde eu gostaria de estar. Sou apaixonado por aviação desde criança, mas por circunstâncias da vida, não pude fazer as habilitações necessárias na época certa e acabei virando engenheiro ... hehe. Fiz o PP há uns 6 anos atrás para realizar o sonho da infância, porém estou com meu CCF vencido. O trabalho me absorve e não consegui um tempinho para renová-lo.
    Li num de seus posts que seu primeiro voo seria para Foz do Iguaçu. Moro nesta linda cidade e quando vier para cá e fizer um pernoite entre em contato. Trabalho na ITAIPU e se for do seu interesse e houver tempo levo para conhecer tudo lá, como se fosse um "jump" ... hehehe
    Grande abraço.

    Sergio BOPP

    ResponderExcluir
  9. Ok, Sérgio, mas como é que eu vou te achar lá? Ontem sobrevoei Foz do Iguaçu, e Itaipu é muuuito grande! Quando eu estiver aí vou te procurar. Um abç Roberto..

    ResponderExcluir
  10. Meu e-mail é sergio.bopp@gmail.com. Avise quando vier que lhe digo como me achar.
    Abraço
    Sergio

    ResponderExcluir
  11. Ola Beto,
    Tudo bem?

    Meu marido terminou o curso de piloto privado agora e vai para Brasilia (HFAB) fazer o medico e psicotecnico.
    Voce sabe dizer quais sao os requisitos odontologicos para o exame?
    Pq eles pedem a panoramica dos dentes?
    Meu marido ta com cirurgia marcada para tirar os dentes do siso mas gostaria de fazer o exame na HFAB antes disso.
    Sera que tem algum problema?

    Escrevo no nome dele pois ele eh britanico e nao escreve muito bem em portugues.
    Obrigada

    Marina

    ResponderExcluir