domingo, 28 de fevereiro de 2010

Todas as capitais do Brasil

Recentemente estive pernoitando em Teresina. Assim como Palmas, Teresina foi um dos lugares mais quentes em que já estive. Um pernoite rápido, em que só deu tempo de dar uma passeada pela região central da cidade, visitando um mercado de artesanato ali por perto. O que tornou este pernoite especial, foi o fato de que após ter iniciado na aviação em 1982, agora posso dizer que já estive em todas as capitais do Brasil!

As cidades litorâneas obviamente possuem o atrativo da praia. Fortaleza, Natal e Salvador são uns dos pernoites de minha preferência. Mas também é muito legal passear por Campo Grande e Goiânia. Cada cidade tem seu charme e se os colegas da tripulação estão animados, saimos juntos a procura de passeios, mas se o pessoal não está a fim, não tem problema, pois saio sozinho por aí. Em Cuiabá já tive a chance de ir três vezes ao Parque Nacional da Chapada dos Guimarães! Lá está localizada a Cachoeira Véu de Noiva, que é lindíssima. Quando temos o dia inteiro parados em determinada cidade, é comum a tripulação dividir os custos para fazer um passeio a algum lugar mais distante, acompanhado de um motorista-guia. Praia do Francês e Barra de São Miguel em Maceió, Porto de Galinhas em Recife e Guarapari próximo a Vitória, são ótimos destinos, tornando o pernoite mais agradável.

Já me diverti em Rio Branco, assim como em Boa Vista e Macapá. Gosto muito de Belém, onde há várias opções de passeios. O museu Emílio Goeldi, destinado a diversidade biológica e sociocultural da Amazônia é um dos mais antigos do Brasil, fundado em 1866. Além disso, em Belém há a peculiaridade do Mercado Ver-o-Peso, bem em frente ao Rio Guamá, e a região de armazéns junto ao porto que foi restaurada e se transformou em uma área repleta de bares e restaurantes. Gosto de caminhar pelas ruas e observar as mangueiras, que estão espalhadas por toda a cidade. Interessante que estas mangueiras não são nativas da região, foi um prefeito de Belém que há muitos anos atrás mandou que plantassem algum tipo de árvore que pudesse oferecer muita sombra. Ainda sobre Belém e suas mangueiras, é curioso notar que quase todos os carros, inclusive os novos, possuem pequenos amassados na capota e capô. São as mangas que estão sempre caindo!

Em Manaus já fiz ótimos passeios: Porto Flutuante, Encontro das Águas, praias de rios, igarapés e a Zona Franca. Até o início dos anos 90, ir à Zona Franca e aproveitar as boas compras, era quase que uma obrigação do visitante de Manaus. Rádios-relógios, telefones do tipo "flip fone", videocassetes com 4 cabeças, relógios, produtos de beleza e tênis eram os artigos mais procurados pelos tripulantes. Hoje em dia ninguém mais vai à cidade, e o gostoso em Manaus é ficar "largado" no Hotel Tropical. Me sinto em um clube, um verdadeiro spa!

Churrasco e amigos em Porto Alegre, sequência de camarão na Lagoa da Conceição em Florianópolis, e quando no Rio de Janeiro, gosto de tomar um chopp em Copacabana ou encontrar minha sogra, cunhada e sobrinha no Arpoador. Quando estou em Belo Horizonte, não posso deixar de dar um pulo no Mercado Central para voltar para casa com a mala cheia de queijos gostosos, ou se tiver o dia inteiro, fazer um passeio a Ouro Preto. Em Aracajú e João Pessoa, além da tranquilidade do Hotel, também é possível curtir uma praia. Vêr o por do sol junto ao Rio Madeira em Porto Velho é um "must", e quando em São Luís, se não tiver tempo suficiente para conhecer a cidade histórica de Alcântara, pode-se ouvir reggae em qualquer barzinho perto do hotel. Bom também é quando temos a chance de encontrar amigos ou parentes nos pernoites. Em Brasília sempre encontro meu cunhado, em BH minha irmã e em Curitiba os meus primos.

Só o que pode estragar um pernoite é um hotel ruim. Então se o hotel for bom, o pernoite já começou bem! Para o hotel ser considerado bom pelos tripulantes, ele não precisa ser de luxo. Um apartamento limpo, de preferência sem carpete, uma boa vedação à luz e ao barulho já é 70 %. Os outros 30% ficam por conta da localização, café da manhã, piscina e academia.

Além das 27 capitais do Brasil, outras cidades em que eu já pernoitei aqui no Brasil foram: Foz do Iguaçú, Uberlândia, Chapecó, Petrolina, Londrina, Maringá e Itajaí. Mas o meu destino favorito é voltar para São Paulo, a minha Cidade!

17 comentários:

  1. Poxa Roberto,seu trabalho é muito lindo.Parabéns por esta iniciativa de criar este Blog,pois não há tantos comandantes carismáticos como vc hoje em dia!!!Iniciei meu PP há um ano,mas por condições financeiras ainda não consegui checá-lo,dai resolvi fazer o curso de Comissário na esperança de conseguir uma vaga, e assim bancar minhas horas de voo.Passei na Anac e ainda pleteio uma vaga.Como anda o cenário de contratação de pilotos hoje no Brasil,com quantas horas as companhias costumam admiti-los e etc?
    Desde já muito grato,e parabéns...

    ResponderExcluir
  2. Comandante, muito boas as dicas. Valeu! Resumindo... O senhor gosta de de todas as capitais. Eu tinha curiosidade em saber alguns trechos bons para conhecer. Quando o senhor chega a algum destino tem costume de andar por dentor o aeroporto? Dar uma volta na praça de alimentação, sala AIS, etc. Uma curiosidade que tenho é se pode sair do seu avião e ir até o avião de outras companhias conversar com outros pilotos numa prada. Me vem uma questão interessante... Aqui em minha cidade, Garanhuns, há alguns horários que passam aeronaves muito próxima em linha reta, acredito que elas venham de Manaus para Recife, geralmente pela noite ou madrugada. Pode me informar se é possível em uma situação dessas uma aeronave se comunicar com a outra mesmo que de companhias diferentes? Por favor, poste uma matéria sobre este assunto. É possível também encontrar com amigos lá em cima ou fazer novas amizades? Grande abraço, Arcoverde

    ResponderExcluir
  3. Thiago, a oferta de vagas para pilotos nas empresas Gol e Tam, atualmente são poucas, porém a Azul está crescendo e lá eles estão contratando. Alé disso, o mercado não se resume a estas 3 empresas, há a Web, Ocean air, aviação executiva, taxi-aéreo, aeroclubes e outras possibiidades. Sua iniciativa de fazer curso para comissários, pode ser um bom meio de colocar o pé dentro de uma empresa. Muitas delas fazem de tempos em tempos uma seleção interna para recrutamento de co-pilotos. Os requisitos podem variar de empresa para empresa. Não pense em horas de voo por enquanto, siga sua vida e se tirar o brevet, vá acumulando horas de voo. Quando eu quis ser piloto, eu não pensava neste ou naquele emprego, nem no mercado de trabalho, queria ser piloto e deixasse o resto para depois! Claro que é prudente pensar no futuro, mas se o seu desejo é ser piloto, o emprego uma hora aparece.

    Caro Arcoverde, na verdade quando chegamos de voo, não ficamos passeando peloaeroporto, pois vamos direto para o hotel. Há programações em que as escalas intermediárias nos aeroportos são longas, e neste caso uma voltinha peloi saguão é sempre uma maneira de passar o tempo. Quanto a sua pergunta, sim é possível nos comunicarmos com outras aeronaves. Há frequências específicas para a comunicação ar-ar, além de outras frequências usadas pelas empresas aéreas. "Encontrar" amigos é comum, mas fazer amizade, aí já é meio improvável. Leia o Post "love is in the air" do mês de agosto/2009, lá eu comento sobre este bate-papo entre aviões. E finalmente, sim é possível sair de um avião e fazer uma visitinha ao avião vizinho, basta que o tal vizinho não tenha impedimentos em recebe-lo por questões de segurança. Tenho certeza que não se consegue fazer uma visita destas em um avião americano ou da EL-Al Israelense.

    Um abraço, Roberto

    ResponderExcluir
  4. Assim como existe "Veni, Vidi, Vici"... Pode-se dizer que estou contigo. Quando vou à um lugar também gosto de Ir, Ver e Viver o lugar. Abs

    ResponderExcluir
  5. Cmte que lagal saber que já esteve em Macapá. Faz muito tempo que pernoitou aqui? Lembra o que fez?
    Abraço, o seu blog continua excelente!

    ResponderExcluir
  6. Um dia li um comentario de um comandante em uma revista especializada(Avião Revue)que ele se sentia muito feliz por trabalhar com a mais linda vista panoramica,lendo o comentario do comandante Roberto vejo que a beleza desta profissão não se resume apenas ao visual de tirar o folego!!
    Quanto ao comentario do Arcoverde se tiver possibilidade escute a frequencia 123.400 Khz, sempre que podem os pilotos batem um papo por lá!!

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Olá Diogo, em Macapá costumo dar uma caminhada pela cidade, ir até o Forte, comer um peixe no almoço e tomar uma cervejinha em algum bar com vista para o rio.

    Walmir, a frequência ar-ar é 123.45.

    ResponderExcluir
  9. è verdadade o comandante carvalho é comandante mais legal e carismatico que eu voei até hoje, é O MELHOR COMANDANTE DO BRASIL SEM DUVIDAS......

    ResponderExcluir
  10. Valeu pela dica Walmir. Um Rádio escuta comum capta esta frequência. Vou ter que adquirir um. Aonde posso comprar um por um preço bom? Podem me recomentar uma marca boa e acessíbel? E qual alcance chega essa frequencia 123.40/123.45, muitos Kms? Grande abraço, Arcoverde

    ResponderExcluir
  11. cmte. uma estoria bem legal seria contando sobre algum passageiro ''barraqueiro'', a um tempo atras estava indo do Galeao para Confins de Gol/Varig e uma mulher insistia em nao tirar a bolsa da saida de emergencia com isso no meio do taxi o piloto parou o aviao falando que ia voltar pra policia federal e etc...

    ResponderExcluir
  12. Comandante Roberto 123.450 Khz, é a chamada frequencia livre,para aerodromos que não dispõe de controle de trafego,as vezes os pilotos a utilizam,mas a correta é 123.400 Khz,(bate papo informal) penso que se eu conhece o tom de voz do Sr.poderia identifica-lo em minhas escutas,minha cidade fica mais ou menos no meio do caminho da rota Brasilia-Rio,e sempre que ouço um avião da Gol penso que talvez possa ser o Sr.
    Arcoverde procure por radios Yaesu,são os melhores de recepção e tem que ter alcance de frequencia na faixa aerea 118.000 a 136.000. O alcance (kms) é muito grande pois geralmente as aeronaves estão em niveis altos e isto facilita o sinal de VHF. Use os sites de busca e se precisar de maiores detalhes faça contato em meu e-mail: aurisom@isimples.com.br
    Abraços a todos, o blog esta cada dia melhor!!

    ResponderExcluir
  13. Olá Bruno, sua sujestão é boa, e eu até tenho guardado um rascunho deste assunto. Qualquer hora eu conto. No Post "camburão" escrito no ano passado, eu falo um pouco disso. Abç Roberto

    ResponderExcluir
  14. Olhemo o que acontece se alguem quer montar o barraco no avião, pervebam o que acontece quando o comandante entra em cena, o esporro foi grande por parte desse comandante da TAM.

    http://www.youtube.com/watch?v=PFQiqJxwOfY&feature=related

    ResponderExcluir
  15. Nesse caso da tam o comandante fez certo! Os caras chegam gritando, iniciando um princípio de baderna. Tem mesmo que botar ordem! e se continuassem com a bagunça tinham que ser retidos pela PF sim !!!

    ResponderExcluir
  16. Boas estórias Carvalhinho!
    Conte alguma da nossa turma do CAA !
    Grande abraço,

    Dudu Boeing.

    ResponderExcluir
  17. Ale o comandante já chegou dizendo, eu chamo a policia federal, calem-se hehehee

    ResponderExcluir