quarta-feira, 24 de março de 2010

Os bons tempos

O tempo em que voei o MD-11 foi sem dúvida um dos melhores períodos da minha vida profissional. Os voos para a Europa e EUA eram, na maioria das vezes, jornadas de apenas uma etapa, onde trabalhávamos em conjunto (pois eramos em 3 ou 4 pilotos na cabine), dividindo tarefas, conversando e fazendo planos para o pernoite. Já que havia tempo e um bom local para descanso durante o voo, eu quase sempre chegava fisicamente disposto e animado no destino, pronto para as coisas boas da aviação internacional: boas compras, passeios incríveis e bons restaurantes.

Nos pernoites em Nova Iorque, Miami e Los Angeles, havia os passeios junto com os colegas, mas é inegável que o grande barato destas cidades era ir às compras.

Na Europa, as compras eram uma atividade secundária, pois o bom mesmo era passear e explorar as cidades. Certa vez em Madri, ao voltar para o hotel após muito caminhar pela cidade, me dei conta que passaria perto do estádio de futebol Santiago Bernabéu, inaugurado em 1947 e hoje sede do Real Madri. Naquela noite estava tendo o clássico Real Madri X Atlético de Bilbao, então desci algumas estações antes do meu destino e dei uma volta ao redor do estádio. Estava no intervalo do jogo, e lá em Madri, os torcedores podem sair do estádio para um lanche e voltar em seguida. Observei um senhor que se afastava do estádio acompanhado de duas moças, e como parecia que eles não iam voltar para o segundo tempo, abordei-os em um espanhol sofrível, dizendo que era brasileiro e gostaria de ver o jogo. Ele simplesmente me entregou o seu bilhete! Será que aquele bilhete era válido? Seria eu barrado na catraca? Entrei e me sentei na primeira fileira junto ao corner do Bilbao. O segundo tempo estava começando e o placar era desfavorável aos Galácticos por 3 x 0. Lá estavam Robinho, Roberto Carlos e David Beckham entre outros. Virada no segundo tempo, e o time da casa venceu por 3 x 1. Foi muito legal!

De Milão, Paris e Londres, nem há o que dizer, ou melhor há tanto a dizer, que o melhor é imaginar. Em Amsterdam, saíamos de bicicleta indo de uma cidade a outra, pois as distancias entre elas são muito pequenas. Em Lisboa só peguei tempo bom, com passeios pela cidade velha e um bom bacalhau à noite. Em Roma, além de vasculhar a cidade, ainda tive a chance de ir de trem à Florenca. No méxico, fiz um passeio incrível para conhecer Teotihuacan, que é um sítio arqueológico daquela que foi a maior cidade da era Pré-Colombiana. Um lugar mágico, voltei para casa encantado e prometendo levar minha família para conhecer.

De todos os destinos que o MD-11 me levou, o melhor deles foi Frankfurt. Na verdade, o pernoite não era exatamente em Frankfurt, mas sim em Mainz, que é uma cidade de 200 mil habitantes situada no paralelo 50º N, à margem do Rio Reno e junto a desembocadura do Rio Meno. Mainz foi ocupada pelos Romanos no século I, e ainda hoje é possível ver na cidade, sítios arqueológicos com vestígios daquele período. Possui uma linda catedral do século X e foi a cidade onde viveu Johannes Gutemberg, que no século XV inventou a imprensa. Lá em Mainz, nós, tripulantes da Varig, (e também de várias outras empresas de aviação) ficávamos no Hotel Hilton, bem em frente ao Reno, junto ao centro da cidade que era um charme com seus calçadões, tudo limpo e organizado, uma beleza! Havia um Pub neste hotel em que no final da tarde havia uma promoção nos drinks em que pagávamos por um e recebíamos 2. Assim, lá era ponto de encontro dos tripulantes, que ficavam batendo papo e saboreando uma Weissbier até que o período da promoção se encerrasse para então seguirem em grupos para as várias opções de restaurantes. Por 3 décadas o pessoal frequentou o restaurante das Irmãs Sisters (este é o apelido do restaurante, onde as proprietárias atendiam os fregueses,e o nome verdadeiro é algo impronunciável para quem não é letrado na língua de Goethe). Lá era servido um joelho de porco maravilhoso, além de um Chicken Schnitzel com champingnon que era dos Deuses. Tinha o Big Ed, que era um restaurante pequeno de comida típica em que o próprio Ed e sua esposa recebiam, atendiam, cozinhavam, serviam e conversavam com os clientes. Depois do jantar, um sorvete e se houvesse disposição podíamos ir ao Irish Pub, que estava aberto 7 dia por semana com rock`n roll ao vivo. Outra atração imperdível eram as barracas de comida, artesanatos, lembrancinhas e presentes que ficavam montadas durante todo o mês de dezembro junto à Catedral de Mainz. E 365 dias ao ano havia sempre uma barraquinha para comer um delicioso Bratwurst com mostarda. Dá água na boca! E havia as boas compras nas diversas lojas da cidade. Mainz é demais! E Frankfurt? É uma cidade bacana próxima a Mainz, a apenas 30 minutos de trem.

No voo de volta ao Brasil os tripulantes estavam sempre animados e felizes pelos passeios e compras que fizeram. No longo voo de volta, durante o voo de cruzeiro, líamos os jornais em busca de notícias, conversávamos e descansávamos enquanto o avião avançava em direção ao hemisfério Sul. Mesmo voando a noite toda (por algumas horas eu estava no "sarcófago", dormindo na horizontal) chegava em casa pela manhã animadíssimo, pronto para ir ao clube e jogar tênis.

A aviação internacional ainda trazia a vantagem de proporcionar uma escala de voos mais tranquila por ter mais folgas entre as programações, além de mais horas de voos noturnas, que no final do mês se traduziam em um adicional na remuneração. Recebíamos um valor de diária em moeda estrangeira para alimentação quando fora do Brasil, e deste valor, o que não gastávamos nos pernoites, economizávamos. Outra coisa legal eram as oportunidades de levar a família para nos acompanhar nestas viagens. E finalmente, a sensação de orgulho ao concluir cada etapa de voo.
Paradoxalmente, foi neste mesmo período feliz da minha carreira que eu e todos os demais fiuncionários da Varig tivemos que trabalhar em condições muito difícieis devido à crise que aumentava a cada dia. Esta crise será assunto para um próximo capítulo.



  • As duas primeiras fotos são da clássica Weissbier e do Bratwurst
  • Em Los Angeles em um parque de montanhas-russas, junto com os colegas
  • Em Teotihuacan, no México
  • O estádio Santiago Bernabéu
  • Em Mainz, junto ao Rio Reno no inverno
  • No Tãmisa em Londres
  • Com os colegas em Paris

9 comentários:

  1. http://www.youtube.com/watch?v=KQA8jZ2z6M8&feature=channel é vc cmdt? neste video?

    ResponderExcluir
  2. Excelente comandante!Arcoverde

    ResponderExcluir
  3. Caro Guilherme Corsi, esse YouTube é mesmo impressionante!

    Caro Bruno Diniz, realmente o MD-11 podia apresentar uma leve tendência de levantar o nariz no momento do toque na pista ao acionar os reversores dos motores, em especial o reverso nº2, que é do motor da cauda. Mas esta tendência era facilmente controlada ao pressionar (ou apenas segurar) o manche para a frente. Por outro lado, ao fazer isto, ficávamos atentos para o trem de pouso do nariz tocar a pista com muita força. Nem tanto lá, nem tanto cá. Era gostoso pousar o MD-11, seja em pistas enormes, seja em pistas mais curtas como era o caso dos voos para Manaus, Curitiba ou Porto Alegre.

    Abçs Roberto.

    ResponderExcluir
  4. Comandante, penso que com está rica gastronomia o dificil devia ser manter a forma fisica, pois a tentação é grande!!
    Muito bom o post e as fotos!!

    ResponderExcluir
  5. ...e eu, aqui em SP, toda preocupada e com pena do filho que trabalhava tanto e tão longe do aconchego da familia !

    ResponderExcluir
  6. O pior é que deu vontade de prova um Bratwurst desses aí... Mas achar um bicho desse aqui na minha cidade é no cego. kkkkkkkkkk. Grande abraço, Arcoverde

    ResponderExcluir
  7. Como irmã tivo a oportunidade de ir com o Beto para Londres, ficamos 2 ou 3 noites. Ele conhecia todos os lugares bacanas, pubs, restaurantes descolados, pracinhas, lojas, foi o máximo. Além disso consegui ir e voltar na 1a. classe (havia vagas) e ficar em um hotel que por minha conta não pagaria nunca. Demais.Tks, brother.

    ResponderExcluir
  8. HAhaha, adorei o comentário da sua mãe!

    ResponderExcluir
  9. Como vai? Fui tripulante da VASP e como muitos, era frequentador do Restaurante das Irmãs Sisters em Mainz, infelizmente não tenho o nome, fiquei sabendo que ainda existe!! Vc teria o nome e ou endereço para me passar?? Uma grande amiga estará em Mainz em duas semanas queria que ela fosse!
    Obrigado Wladimir
    01/março/2016

    wladi.c.m@gmail.com

    ResponderExcluir